Exames são parte importante do pré-operatório de cirurgias plásticas

Dr. Vinícius Melgaço

22 de outubro de 2020

Antes que você possa fazer uma cirurgia plástica, ou qualquer outro procedimento eletivo, o cirurgião vai exigir que você se submeta a uma série de exames médicos pré-operatórios, também conhecidos como avaliação pré-operatória. O objetivo destes exames é garantir que você esteja apto e saudável o suficiente para passar por uma cirurgia com segurança. Eles também irão determinar os medicamentos que podem ser dados a você, de modo a minimizar o risco de complicações.

Os tipos de testes que serão realizados dependem do tipo de cirurgia, sua idade e a sua condição atual de saúde. Em geral, você pode esperar ter mais testes quando tem idade mais avançada, quando a cirurgia é mais invasiva, quando o procedimento é mais delicado ou se está em pior nível de saúde.

Abaixo estão listados alguns dos exames pré-operatórios mais comuns pedidos antes da cirurgia plástica. É importante notar, entretanto, que o cirurgião pode não exigir que você se submeta a todos esses testes.

Hemograma
Um teste de contagem de sangue, ou hemograma completo, conta seus glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas para determinar se você está anêmico, se você tem um distúrbio de coagulação de sangue ou se você tem qualquer tipo de doença.

Eletrocardiograma
Um eletrocardiograma irá revelar se há alguma irregularidade com o bater do seu coração. Se você tem mais de 40 anos de idade, o cirurgião irá provavelmente exigir que você tenha esse teste.

Radiografia de tórax
Este exame pode ser usado para determinar se você tem insuficiência cardíaca congestiva, pneumonia ou qualquer outro tipo de distúrbio respiratório.

Painel de química
Este teste mede os seus níveis de vários produtos químicos no sangue, tais como sódio, potássio e glicose. Se você tem níveis anormais destes produtos químicos, isso pode indicar uma doença, como diabetes ou desequilíbrio eletrolítico.

Teste de gravidez
Se você suspeitar que possa estar grávida, você será perguntada se quer se submeter a um teste de gravidez. Se você estiver grávida, a cirurgia pode ser adiada para não colocar o feto em risco.

Exame de urina
Um exame de urina envolve a análise de uma amostra de sua urina para detectar infecções do trato urinário e rins, mais comum em mulheres.

Exame de pressão alta
Se você tem pressão alta e seu médico lhe recomenda uma medicação para controlá-la, você pode fazer a cirurgia plástica.

Olá, posso ajudar ?