CIRURGIA DO NARIZ (RINOPLASTIA)
Cirurgia do nariz (rinoplastia) ocupa lugar de destaque na harmonização das estruturas faciais.
Atualmente, existem técnicas mais sofisticadas que foram desenvolvidas para adequar o formato do nariz às características individuais da face de cada paciente. O objetivo da cirurgia deve ser a harmonia facial, uma vez que o nariz está no centro da face e é uma importante unidade estética. A cirurgia do nariz (Rinoplastia) pode ser realizada a partir dos 16/17 anos de idade, dependendo do desenvolvimento das estruturas faciais e das alterações apresentadas.
É possível reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, alterar a forma da ponta e do dorso, corrigir seqüelas de traumatismos, melhorar a função respiratória, diminuir o tamanho das narinas, melhorar a relação entre o nariz e o lábio superior e melhorar a forma de um nariz já operado previamente. O objetivo da rinoplastia moderna é a obtenção de um nariz bonito e funcional, que se adapte à face e à origem étnica do paciente.
Anestesia
Nas cirurgias de nariz as modalidades anestésicas mais utilizadas são a anestesia local e sedação e a anestesia geral.
Cicatriz
A cirurgia de Rinoplastia geralmente é realizada por via endonasal, apresentando incisões dentro do nariz. Em alguns casos pode ser necessário a realização de uma pequena incisão na região central da columela (estrutura de sustentação da ponta entre as duas narinas).
Cuidados
Nas cirurgias de nariz as modalidades anestésicas mais utilizadas são a anestesia local e sedação e a anestesia geral.
Pós Operatório
O paciente poderá realizar a maior parte de suas atividades cotidianas, edema (inchaço) e equimoses (roxos) são relativamente comuns e tendem a melhorar no período de uma a duas semanas. O aspecto final da cirurgia geralmente é obtido num período de 6 meses a 1 ano.