CORREÇÃO ORELHA ABANO (OTOPLASTIA)
A otoplastia ou correção de orelha de abano, é realizada para correção das deformidades presentes na orelha proeminente, pode ser realizada por meio de várias técnicas efetivas, que esculpem e modelam a cartilagem da orelha, reposicionando–a na posição correta.
A presença de orelhas proeminentes, ou orelhas em abano, decorre de uma alteração do formato, do relevo e/ou da angulação da orelha em relação ao crânio. É uma deformidade do desenvolvimento da orelha, e está intimamente ligada a fatores hereditários.
A cicatriz resultante do procedimento fica posicionada no sulco presente atrás da orelha e tem boa qualidade estética nos pacientes sem problemas de cicatrização.
Podemos realizar esta cirurgia a partir dos 6/7 anos de idade, quando a criança já apresenta um grau de entendimento adequado sobre o procedimento e está em fase escolar, onde fica suscetível aos apelidos dos colegas, o que gera desconforto psicológico e dificuldade de interação social. Na criança, o procedimento é preferencialmente realizado com anestesia geral, e no adulto, com anestesia local ou anestesia local e sedação. O resultado já é visto logo no pós-operatório, porém a orelha permanece inchada por algumas semanas, sendo que consideramos o resultado final após 6 meses de pós-operatório.
Anestesia
Nas cirurgias de orelhas as modalidades anestésicas mais utilizadas são a anestesia local e sedação e a anestesia geral.
Cicatriz
A cirurgia de correção de orelhas em abano apresenta cicatriz bastante camuflada na regiã posterior da orelha.
Cuidados
São necessários cuidados com a troca de curativos, uso de medicamentos como antibióticos e analgésicos, acompanhamento e retornos periódicos.
Pós Operatório
O paciente poderá realizar a maior parte de suas atividades cotidianas, edemas (inchaço) e equimoses (roxos) são comuns na fase inicial da cirurgia. O aspecto final da região operada geralmente se apresenta com 6 meses a 1 ano de pós-operatório.