GLUTEOPLASTIA DE AUMENTO (CIRURGIA DO BUMBUM)
A Gluteoplastia de aumento (Cirurgia do bumbum) é indicado para pacientes que necessitam de volumes moderados/grandes, onde não é possível melhorar o contorno somente com lipoenxertia.
O aumento do volume dos glúteos e a melhora do contorno da região glútea podem ser alcançados com a inclusão de implantes de silicone e/ou com a enxertia de gordura (lipoenxertia) do próprio paciente (popularmente conhecida como lipoescultura).
O implante glúteo é colocado através de uma pequena incisão no sulco interglúteo, no plano intramuscular.
A cicatriz resultante geralmente é de boa qualidade e pode ser ocultada pelos trajes íntimos ou de banho. A lipoenxertia é realizada quando a paciente apresenta depósitos de gordura em outras regiões do corpo, e após a lipoaspiração destas áreas, a gordura é aproveitada para a injeção na região dos glúteos, melhorando seu contorno e aumentando o volume.
A anestesia pode ser geral, bloqueio peridural, raquianestesia, e todos os cuidados pós-operatórios são orientados pela equipe médica e de enfermagem.
Anestesia
Nas cirurgias de gluteoplastia de aumento as modalidades anestésicas mais utilizadas são a anestesia local e sedação, anestesia peridural e sedação e a anestesia geral.
Cicatriz
A cirurgia de gluteoplastia de aumento utiliza uma incisão na região do sulco interglúteo (sulco entre as duas nádegas), sendo bastante discreta e coberta pelo vestuário. É sempre importante lembrar que quelóides e cicatrizes inestéticas podem ocorrer independente da técnica cirurgica correta.
Cuidados
São necessários cuidados com a troca de curativos, uso de medicamentos como antibióticos e analgésicos, acompanhamento e retornos periódicos.
Pós Operatório
O paciente poderá realizar a maior parte de suas atividades cotidianas, edemas (inchaço) e equimoses (roxos) são comuns na fase inicial da cirurgia. O aspecto final da região operada geralmente se apresenta com 6 meses a 1 ano de pós-operatório.