IMPLANTE DE SILICONE (AUMENTO DE MAMA)
O implante de silicone ou aumento de mama, é uma das cirurgias estéticas mais realizadas mundialmente, com seu número aumentando a cada ano. A grande maioria dos estudos demonstra que este procedimento alcança um dos mais altos índices de satisfação das pacientes. Os resultados deste procedimento melhoraram muito, tanto em relação à melhora das técnicas cirúrgicas como da melhor qualidade dos novos tipos de implantes disponíveis.
As pacientes candidatas a este procedimento são, geralmente, aquelas que apresentam mamas pequenas, com ou sem assimetria, pacientes que emagreceram ou após a gestação, quando pode haver perda do volume mamário. A cirurgia de aumento da mama também pode ser realizada associada à correção da ptose mamária ou “mama caída”. Cada paciente apresenta um tipo particular de conformação corporal e deve ser avaliada individualmente para a escolha do melhor tipo de implante, da melhor técnica cirúrgica e da melhor via de acesso para a colocação do implante (incisão).
As vias mais utilizadas são a inframamária, a peri-areolar e a axilar (colocação do implante com o auxílio da endoscopia, sem deixar cicatrizes nas mamas). Através de qualquer uma destas vias, o implante pode ser colocado subglandular ou submuscular. O procedimento é realizado com anestesia geral ou anestesia local e sedação, e o resultado já pode ser observado logo após o procedimento, levando em consideração que sempre haverá edema (“inchaço”) e eventualmente equimoses (“roxos”).
O resultado final é considerado após 6 meses. É importante ressaltar que, após várias décadas de experiência e de estudos científicos realizados, não existe nenhuma evidência de que o implante de silicone possa causar doenças mamárias malignas (câncer de mama); portanto, é considerado seguro e aprovado mundialmente para uso estético e reparador.
Anestesia
Nas cirurgias de mamoplastia de aumento as modalidades anestésicas mais utilizadas são a anestesia local e sedação e a anestesia geral.
Cicatriz
A mamoplastia de aumento apresenta normalmente três tipos de incisõescicatrizes. Podem ser posicionadas na região axilar, na região periareolar ou no sulco submamário
Cuidados
São necessários cuidados com a troca de curativos, uso de medicamentos como antibióticos e analgésicos, acompanhamento e retornos periódicos.
Pós Operatório
O paciente poderá realizar a maior parte de suas atividades cotidianas, lembrando é claro de seguir as recomendações de não pegar pesos, manter a movimentação de braços dentro dos limites recomendados e seguir as orientações médicas.