MAMOPLASTIA REDUTORA (REDUÇÃO DE MAMA)
As técnicas de mamoplastia redutora (Redução de mama) realizadas por alguns cirurgiões brasileiros ficaram internacionalmente conhecidas, tamanha era a procura pelo procedimento de redução mamária no país.
Atualmente, as mamas volumosas estão mais valorizadas, e este fenômeno ocorre em todas as idades. Como conseqüência, não é mais tão comum a redução muito radical do tamanho das mamas. Atualmente, em casos extremos de hipertrofia mamária aplicam-se as técnicas clássicas; porém, em reduções mamárias moderadas a pequenas, podemos reduzir o tamanho das cicatrizes e modelar melhor o formato mamário.
A cirurgia enfatiza, principalmente, adequar o tamanho da mama às proporções de cada paciente, levando em consideração a posição das aréolas e o contorno mamário. A mamoplastia redutora pode melhorar significativamente a qualidade de vida, principalmente em relação aos problemas posturais, dificuldade em vestir-se, em praticar esportes e também na esfera emocional.
Geralmente, o procedimento é realizado com anestesia geral ou anestesia local e sedação nos casos de menor complexidade. As incisões são cuidadosamente posicionadas para que as cicatrizes sejam menos evidentes e possam ser escondidas pelas roupas íntimas e trajes de banho.
Anestesia
As mais utilizadas são a anestesia local e sedação, anestesia peridural e sedação e a anestesia geral.
Cicatriz
A cirurgia de mamoplastia apresenta normalmente uma cicatriz com o formato de um “T” invertido (técnica clássica). O tamanho da cicatriz irá variar em função do tamanho da mama e da quantidade de pele e tecido mamário a ser retirado. Importante lembrar que quelóides e cicatrizes inestéticas podem ocorrer independente da técnica cirurgica correta.
Cuidados
São necessários cuidados com a troca de curativos, uso de antibióticos e analgésicos, acompanhamento e retornos periódicos.
Pós Operatório
O paciente poderá realizar a maior parte de suas atividades cotidianas, lembrando é claro de seguir as recomendações de não pegar pesos, manter a movimentação de braços dentro dos limites recomendados e seguir as orientações médicas.